sábado, 25 de outubro de 2008

eu tô cagando e andando pra crise mundial?

Certo dia conversando com as minhas amigas lembrei da crise econômica mundial e resolvi puxar o assunto pra ela, mas eis que uma das meninas me fala: "Maísa mulher quer saber?tô cagando e andando pra crise mundial!o q isso muda na minha vida?"
Certamente teria várias respostas de como é necessário sabermos sempre sobre os acontecimentos mundiais e como eles influenciam nossa vida, mas nesse caso fiquei sem palavras e resolvi calar a boca.
Mas a frase não saía da minha cabeça de modo algum e a pergunta que a seguia parecia algo como "o que é tempo?".Até que ponto as coisas do mundo influenciam nossa vida cotidiana?Qual o papel da globalização no nosso dia-a-dia?
É incrível o poder que mídia exerce sobre nós(vai ver daí vem meu facínio pelo noticiário) mas será que tudo que é divulgado nos atinge direta ou indiratamente?
Eu não sou banqueiro, não sou filha ou parente de banqueiro, não tenho ações na bolsa e nunca tive uma quantia maior que um dólar na minha mão, então porque será que ficava com os olhos arregalados na tv quando a Cristiana Pelágio falava que as bolsa da Europa e da Ásia despencaram, que a Dow Jones e a Nasdaq foram pra PQP e o dolar subiu mais que os foguetes da NASA?Será que assim como Michel Moore disse a mídia nos alerta mais do que devia?
Manipulações, estratégias pra ganhar IBOPE e exploração de assuntos que interessam o público, a mídia anda cada dia mais disvirtuada de seu ideial de informar a população e as pessoas por trás de tudo isso quem são?
Antigamente todo mundo vivia muito bem sem saber do que acontecia na Wall Street ou coisa assim, pessoas eram felizes sem internet e outras tecnologias
Será que há uma relação entre alienação e felicidade? Particulamente me sinto bem mais feliz nas férias, quando me desviculo de tudo e vivo simplesmente o meu mundo. Sem preocupações e ao redor de pessoas que acham que a vida é simplesmente a vida, sem filosofias, sem preocupações.
Desde de gêneses o mundo nos provas que obter o conhecimento nos expulsam do paraíso, a cada dia vejo que essa métafora bíblica faz cada vez mais sentido.
A felicidade pode ser relativa,será que a felicidade alienada seria uma felicidade falsa?
Post cheio de perguntas e sem conclusão alguma, porém deixo a última pergunta no ar:
o que te faz mais feliz?saber que suas ações na bolsa subiram ou sorrir cagando e andando pra crise mundial?





2 comentários:

Milena Padmini disse...

Então... O fato não é a ligação direta com esses acontecimentos, até porque eu também não a tenho. O que nos interessa são as conseqüências que essa crise pode trazer pra economia do nosso país, o que fará com que nós, consumidores, tenhamos que modificar muito de nossa estrutura. Eu sei disso porque moro sozinha há quase dois anos e aprendi a ter que controlar o meu próprio dinheiro. Foi só assim que entrei pra esse mundo de SER OBRIGADA a me interessar pela economia, já que vivo na pele as dificuldades enfrentadas com os altos preços dos alimentos (já tive que deixar de comprar alimentos básicos por causa disso), produtos, etc.
É claro que eu seria bem mais feliz se estivesse cagando e andando, mas, infelizmente, não tenho como deixar pra lá vivendo nesse mundo capitalista em que estamos vivendo.

Sobre o comentário do meu blog, eu concordo com você sobre o fato de que também há muitos brancos que são pobres, bem como os índios. Também concordo que há os negros que são ricos e que têm dinheiro e estudo. Porém, sabe-se que enquanto o governo não melhorar a educação no país (o que eu e você sabemos que não vai acontecer tão cedo, SE acontecer), há que se começar da maneira como dá pra ser. Também sou a favor de cotas para estudantes de escolas públicas, assim como sou dos índios e pessoas com renda mínima. Acredito que um pouquinho que se faça, já é um grande começo, uma grande mudança. Ainda que não seja da forma como queríamos que fosse...

Beijão.

lyaN disse...

'A ignorância as vezes é uma benção.'
já ouviu essa frase? pois é ...
Enfim, eu acho a imprensa desse país extremamente sensacionalista e especuladora; voltando à o assunto da crise, pode até ser que ela não chegue diretamente até você ou eu, mas alguns efeitos 'globais' são no mínimo 'tristes'.
Ainda prefiro minha consciência à uma lobotomia 'midialística'.

Ótimo post, Parabéns.